Páginas

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Não Gosto#14

Que o pessoal que mora na Capital pense que o resto do País é habitado por gente lerda! (nem toda a gente da capital FELIZMENTE pensa assim, masss...)

E digo isto, porque hoje ouvi a seguinte conversa de uns visitantes aqui ao Alentejo:

"Esta gente é mesmo lenta!"

"Alentejanos, estavas à espera do quê? ahahahha"

Ora bem, não sendo eu uma alentejana de raiz, confesso que me sinto 95% alentejana, ou seja 100% ofendida com isto.

Nós não somos lentos, não temos é de andar stressados, uma vez que transito aqui é uma coisa que não nos assiste muito.

Para ver animais não tenho de ir ao Zoo.(claro que depende dos animais, ainda não há por aqui elefantes nem leões, mas de vez em quando aparece um armado em macaco)

Da minha cidade a Évora é verdade que vejo muito mais natureza do que casas e carros!

A única coisa que eu acho que faz falta ao Alentejo, é  mais acesso à cultura e um shopping, como este último já está a ser providenciado em grande escala, só fica mesmo a faltar o acesso à cultura, que embora tenhamos algumas coisas, é verdade que gostaria de ter mais diversidade.

E penso que a grande culpa de hoje em dia ainda pensarem que somos lerdinhos é a porcaria da televisão, que mostra os alentejanos(e não só) como os pastores ou trabalhadores do campo que só têm a 4ºclasse, também os temos é verdade, mas à sua maneira são pessoas inteligentissimas com enormes histórias de vida para contar!

E pronto, tenho dito!

P.s- Não sei se o texto estará muito coerente, uma vez que esta maldita gripada que tenho em cima, nem me deixa pensar como deve ser!

P.s2- Não tenho nada contra as pessoas da Capital até porque foi lá que eu nasci.

P.s3- Também não gosto quando as pessoas vão 15dias a Lisboa e começam a falar com o sotaque alfacinha e o Alentejo passa a ser uma mer*a, temos as nossas limitações é verdade, mas não acho que sitio nenhum seja uma merd*!

Xoxo Ritinha

55 comentários:

  1. concordo!! A televisão cria um estereotipo dos alentejanos nada real e há muita gente que, estupidamente, se agarra a ele.
    Tenho amigos e família do Alentejo e não diferem do resto do mundo... alias, diferem na calma.. são mais calmos. o que invejo até!!! A capital torna-nos stressados com o transito, confusão e barulho a nossa volta. Mas tambem nao conseguia agora fugir disto eheh

    Um beijinho de melhoras***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sair daí para vir para o Alentejo seria um enorme choque, as pessoas já estão habituadas ao sitio onde vivem.

      A televisão é a grande culpada de muitas coisas!

      Eliminar
  2. Eu que sou Minhota (de gema!) ouço o meu pai dizer que só existem duas estirpes de lisboetas e passo a citar: Lisboetas de merda e merda de lisboetas. Sem ofensa aos teus 5%, Ritinha. E mais, tenciono visitar o Alentejo mal possa, porque me parece simplesmente lindíssimo isso aí por baixo. Por isso, abstrai-te dessas saídas menos felizes dos senhores lisboetas que aí vão parar e que se mordem todos só de pensar que têm que voltar ao caos da cidade, quando o fim de semana acabar ;)

    **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu pai..ahahhahah...
      Eu não ligo muito, mas enerva-me que as pessoas das províncias sejam consideradas mais parvas que as outras!

      Eliminar
  3. LIsboa não é superior em nada ao resto do pais :)

    ResponderEliminar
  4. Cada terra tem as suas características... eles também dizem mal das pessoas do Porto, deixa la!

    O Alentejo é lindo e tem muitas coisas melhores que shoping's ou concertos e exposições! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, com o Porto há uma rivalidade bem mais visível até!
      E sim, tem coisas bem melhores do que shopping's!

      Eliminar
  5. Ola Ritinha...tudo bem contigo???olha gosto imenso de ler o teu blogue, sempre que venho ao facebook dou uma espreitadela, naquilo que escreves, acho bastante interessante teres todos os dias uma coisa engraçada para partilhares linda...gosto imenso e acho que tens talento para a escrita linda...bjinhos grandes e tudo de bom minha linda.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Anabela pelo comentário carinhoso! Aparece sempre que queiras :)

      Eliminar
  6. Vivo nos arredores de Lx e desde pequena que passava férias no alentejo com os meus avós, e só tenho a dizer que adoravaaaaa e tenho muitas saudades desses tempos e muita pena em já não se proporcionar :(
    Alentejo ♥
    Adoro o teu blog, já o sigo!
    Passa no meu e segue-o também :)
    Tenho uma proposta de part-time ideal!
    Não nos ocupa tempo nenhum, não temos obrigações, não temos de ter experiência de vendas, basta mostrar o catálogo (ele vende-se sozinho, basta mostrar...) e ainda temos descontos em todos os produtos ;)
    Beijinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vem sempre que quiseres, o povo cá gosta muito de pessoas novas!

      Opah eu para vendas de catalogo é que não tenho jeiteira nenhuma! Mas depois passo para dar uma espreitadela no blog!

      Eliminar
  7. Ahahah!
    E eu, como alfacinha de gema que sou, já aqui estou de mão na anca e a bater o pé com um "Mau... vamos lá a ver a conversa...!!" eheheh.

    Concordo com o que tu dizes... Mas há disso em todo o lado.
    Como tu sabes, o meu namorado é alentejano e eu vou lá muitas vezes (e adoro!!) e também já ouvi muitas bocas (a brincar e sem ser a brincar) sobre o pessoal da Lisboa...!
    Mas, mais "giro" ainda, foi ouvir um alentejano dizer para uma amiga minha que, na realidade, os alentejano são mesmo mais lentos... LOLOLOL!

    As pessoas não devem ser julgadas nem pela localização geográfica, nem por nenhum outro parâmetro deste estilo... Mas "m*rda" existe sempre em todo o lado... Capital ou arredores ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL certamente que o Alentejano estava a dizer à tua amiga que os Alentejanos no geral são mais lento em certos "serviços" se é que me faço entender!

      Eu referi logo que nem todos são assim, como é óbvio! Há imensas anedotas, e "nós" próprios brincamos com isso!

      Eliminar
  8. Évora já foi considerada das melhores cidades do país para se viver, portanto, o resto é conversa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tem os seus senãos, mas não me importava nada de viver mesmo lá!

      Eliminar
    2. Claro que sim, em termos culturais e de lazer ainda há muito a melhorar, mas acredito que com o tempo, vamos alcançar um bom estatuto.

      Eliminar
  9. Em primeiro lugar, não são bem as pessoas que moram na Capital que dizem isso. São as pessoas que nasceram na Capital e nunca saíram daqui.
    Em segundo lugar, essa lentidão não é só no Alentejo. É característica de lugares onde o stress ainda não chegou e nem se pode dizer que seja lentidão, quanto a mim é mais a velocidade normal. Nós é que andamos a um ritmo acelerado. Mesmo aos fins de semana, quando não temos pressa, o hábito é tão forte que andamos na mesma acelerados. Digo nós, os habitantes da Capital, porque eu não nasci cá...
    Em terceiro lugar os citadinos são muito ignorantes. Muito mais do que os pastores do Alentejo. Têm o horizonte limitado pelos prédios e pela vida ocupada que levam. Muitos não conhecem a diferença entre um pássaro e uma vaca ahah.

    Pronto, era só isto. lol
    As melhoras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E pronto como sempre uma resposta de excelência, mas não são só os que aí nasceram, os que cá nasceram e passam 15dias na Capital e já se acham alfacinhas de gema, ainda são piores e ainda me enervam mais!

      Eliminar
  10. essas coisas tiram-me do sério de uma maneira, lá pq vivem na capital acham-se mais evoluídos, pff, esse discurso só demonstra ignorância

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo, todas as cidades do País têm coisas que as outras não têm, até a Lisboa falta muita coisa!

      Eliminar
  11. Ora, dizias aos senhores que nã se pode andar correndo com este "caloriii". ahah
    Esta malta anda stressada, já não sabem o que é velocidade de cruzeiro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL, pois essa gente não compreende que aqui faz "munto calori"

      Eliminar
  12. Sou transmontana de raiz e vivo em Lisboa, mas não troco por nada mas mesmo nada a minha terrinha. Alguns Lisboetas deviam de ir para o frio e saber o quanto são horríveis a dar esses comentários --

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta foi boa:
      não troco por nada mas mesmo nada a minha terrinha
      ahah, já trocaste: provavelmente por um emprego, que foi o que aconteceu a todos nós.
      É triste...

      Eliminar
    2. Sim, a verdade é que a falta de emprego é um dos principais factores que nos levam a sair daqui!

      Eliminar
  13. Também odeio essas cenas! Eu do Norte como sou, e ainda por cima do Porto, as rivalidades ainda são mais acentudas :P

    ResponderEliminar
  14. Eu sou do Norte, moro em Lisboa, e tenho um Alentejano em casa!
    :)

    ResponderEliminar
  15. Nunca gostei de complexos de superioridade. Cada parte do país tem as suas características e a sua forma de vida, não temos de nos criticar uns aos outros por haver diferenças na forma como levamos o quotidiano. Enquanto estivermos todos a tentar superar-nos uns aos outros, irá sempre haver guerrilhas desnecessárias e completamente inúteis.

    Beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  16. Eu sou alfacinha e juro que não penso assim :)

    ResponderEliminar
  17. Toda a minha família é alentejana, não vou frequentemente aí, mas gosto imenso. Não gosto quando as velhotas começam a olhar para mim e a tentar adivinhar quem sou, mas gosto das relações e da calma que há aí :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah, pois realmente as velhotas também me causam espécie mas é normal, elas têm sempre as portas abertas para quem é de bem, e gostam de saber quem anda pela terrinha!

      Eliminar
  18. Epa já somos duas!! Isso irrita-me tanto...

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São estereótipos criados e enraizados que tem de levar uma revolução! Estes e não só!

      Eliminar
  19. Esse tipo de teorias fazem-me uma comichão que nem imaginas... Infelizmente não são só os lisboetas que pensam que os outros são burros que nem portas, mas sim, esses são os que mais mostram como são tapadinhos. Portugal não é Lisboa! E quando eles se cruzam com outras pessoas, tipo alentejanos ou minhotos, que é o meu caso, toca a falar mal porque são da província e não sei quê. Eles esquecem-se que não são assim nada de especial, visto que uma boa parte é burra que dói... Burra e ignorante, porque nem sequer querem conhecer pessoas diferentes porque eles são os melhores e nunca vai haver ninguém como eles. Tristes...
    Bjs*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Burros e ignorantes infelizmente há em todo o lado, mas também há pessoas cultas e inteligentes em todo o lado, Deus todo poderoso não os dividiu por terrinhas!

      Eliminar
  20. Espero eu um dia ir morar para o Alentejo. Adoro a simpatia das pessoas!

    ResponderEliminar
  21. Olá Ritinha, fizeste-me rir!
    Tens razão!
    Eu acho «muito feio» e até de mt «mau gosto» andarem sempre com «bocas» entre o Sul o Norte e o Alentejo. Parece que não somos todos o mesmo País!
    Cada vez que falo com uma pessoa de outra ZONA ou sou «Moura», ou «aí só há ladrões», «falas como eles» etc. Fico cansada com tta conversa!
    E acabo por ficar triste.
    : (
    Olha, ainda bem que aí no Alentejo não tens de ir ao ZOO!
    Pq aqui em Lisboa as pessoas que pensam assim...andam soltas e eu tb não pago bilhete para os ver!
    ; )
    bjs
    Fica bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em tempos como estes temos é de nos juntar e não dizer que estes são uma coisa e os outros são outra! Somos todos Portugueses e na verdade é só o que interessa!

      Eliminar
  22. A capital é sempre a capital :P e acho que isso de "gozar" com os alentejanos é uma coisa que já vem de há muito tempo, anedotas e tal..e pronto, o pessoal depois manda essas piadinhas, mas Portugal é lindo de Norte a Sul, todos os sítios têm os seus encantos :) as melhoras para a gripe *****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Capital devia mudar :p muahahah

      Mas tens razão todos os sítios são bonitos!

      Eliminar
  23. Confessemos que a cidade em si, é um desterro em inúmeros aspectos. Nomeadamente a noite (que já nem faço muita questão de a frequentar, diga-se.) e as escassas esplanadas em funcionamento permanente durante todo o ano (é lamentável, com um sol tão fofinho que nos sorri na maior parte do ano!) São 2 factos entre muitos e apenas 2 exemplos, claro está. No entanto, as acessibilidades até outros sítios é fantástica. E tendo em conta que o 'shopping está 'à porta', é mais de meio caminho andado para não reclamar. É um flash daqui a Évora! Censuro quem não dá valor a tantas coisas boas que esta terra tem (principalmente quem é daqui mas despreza tudo o que pisou e onde se fez gente). Já vivi noutras cidades. Lisboa nunca, mas no Porto já, por isso não sei se realmente é verdade que as pessoas são muito mais antipáticas na capital e gozam freneticamente com os alentejanos. A verdade é que quem lá vive tem essa fama (tu não vives, não contas :p). Mas sei da fama das pessoas do norte, e dessas por experiência própria posso dizer que são o oposto. Adoráveis e ADORAM o Alentejo (secalhar é de terem em comum o negócio dos vinhos! ;D) Enfim. É um orgulho ver as evoluções o tanto de bom que a nossa terra tem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaahh, sim realmente temos em comum o negócio dos vinhos e das vinhas e de termos sítios onde cultivar!

      Essa do desterro também concordo em alguns aspectos, mas também nunca disse que o Alentejo era perfeito, também tem os seus defeitos!

      Eliminar
  24. Boa Ritinha, muitas palmas para ti. Eu que sou uma alentejana a viver em Lisboa, não podia concordar mais contigo, falta às pessoas da capital um pouco da nossa humildade para perceberem que todos têm o seu grau de importância, sejam de que terra forem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, para quem é Alentejano e mora em Lisboa, também não é fácil! E realmente precisavam de ser mais humildes e a saber-se aproximar do outro. O vizinho devia ser um amigo e não um desconhecido!

      Eliminar
  25. Acho que a melhor representação que podia ser feita da imagem que os lisboetas têm dos alentejanos (e interior em geral) foi feita numa telenovela, há pouco tempo, em que parte era passada numa quinta em coruche, onde toda a gente falava alentejano CERRADÍSSIMO (algo muito distinto da realidade de Coruche, para quem conhece, visto que até fica na fronteira entre o Alentejo e o Ribatejo) e se vestia e vivia como praí no séc XIX. Deprimente de mais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acho que sei de qual estás a falar, e não são só as telenovelas, nos programas chamados da vida real, escolhem sempre os meninos das províncias a dedo, tem de ser sempre o pastor, o caçador, o virgem... enfim :p

      Eliminar
  26. A minha mãe adoooora o Alentejo, alentejanos e tudo mais. Eu acho que é uma zona francamente bonita :)
    Olha, ofereci-te um selo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada! A tua mãe é uma fofinha, devias-lhe seguir os passos! :p

      Eliminar
  27. Tens toda a razão, a televisão passa uma imagem muito errada. Mas cabe-nos a nós pensar de maneira diferente, procurar descobrir, e eu nunca procurei, tinha essa ideia e pronto. Mas graças a vocês esse assunto despertou-me interesse :)

    ResponderEliminar

Comentários fofinhos para a Ritinha