Páginas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Eu não sabia...

mas como este ano que passou descobri que até tinha mão para a cozinha, e sim, foi só em 2011 que descobri, para vocês verem a minha aversão aos tachos e panelas, durante os dois anos que vivi sozinha, raro foi o dia que cozinhei, era comidinha da mamã congelada, meter no microondas e ficava tudo perfeito! Verdade seja dita que com o meu horário, não tinha tempo nem para cozinhar ao almoço, nem para cozinhar ao jantar!

Então, e agora como ando com a mania que tenho de comer comida saudável, e a minha mãe já me avisou que não quer saber das minhas manias, vou ter de me desenrascar sozinha.

Então o eu almoço de quarta-feira passada foi isto:



  A ideia até veio do blog da Laranja Laranjinha , mas depois lembrei-me que tinha um livro com receitas, com uma receita idêntica  mas sem o molho bechamel !
Nunca tinha provado Beringela na vida, mas não desgostei, porém hoje voltei a fazer a receita, mas em vez de carne picada usei atum natural e piquei os bocadinhos de beringela bem mais pequenos, o que me soube bem melhor.

Beringela Recheada (2porções)
Calorias por receita: 608
Calorias por porção: 304
Proteínas(gr.)por receita:43.5
Hidratos de carbono (gr.)por receita:28.8
Lípidos(gr.) por receita:23.7

Ingredientes:

1Beringela (Comprei duas por 1€, numa cena que o continente faz onde vende alguns legumes por esse preço, ou seja, 1beringela dá para duas porções, a beringela sai a 0.25€ por porção, não acho caro!)
1Cebola pequena
1Dente de alho
1colher(de sopa) de azeite
Meia lata de cogumelos laminados
150gr. de carne de Vaca(mas eu usei carne picada de frango)
1 e 1\2 colher(de sopa) de polpa de tomate
sumo de limão
1raminho de salsa
Queijo light ralado
Orégãos (coisa que sinceramente me esqueci, e que tanto adoro pôr em tudo)

Preparação:

Lave a beringela e corte-a ao meio no sentido do comprimento.
Retire o miolo com cuidado e reserve ambas as partes. Regue o interior e o miolo da beringela com sumo de limão para que não oxide. Corte o miolo da beringela em pedaços pequenos. Reserve.
Pique a cebola e o alho e refogue-os por 1minuto no azeite. Junte os cogumelo e o miolo da beringela ao refogado e deixe apurar um pouco. Junte a polpa de tomate e a carne. Deixe cozer, mexendo de vez em quando com uma colher de pau(mas cuidado com a ASAE :p) O refogado não necessita de água, pois a beringela e a carne libertam a água necessária. Quando estiver pronto, pique um raminho de salsa e junte ao recheio. Recheie as metades da beringela e polvilhe-as com queijo e Óregãos. Leve ao forno para gratinar num tabuleiro untado.

E "prontes", ficou delicioso.

Xoxo Ritinha


31 comentários:

  1. Ó Pá, mas que bela receita e que aspecto delicioso. Essa é para exprimentar.
    Obrigada pela partilha. :)

    ResponderEliminar
  2. Xiii beringela...
    Acho que não devo gostar nada disso :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também nunca tinha provado, a primeira vez que fiz cortei os bocadinhos de beringela muito grandes, não gostei muito, mas desta vez cortei super pequeninos e adorei!

      Eliminar
  3. hummm...com o queijinho derretido por cima fica uma delicia :D

    ***

    ResponderEliminar
  4. Olha parece-me bem. Já há muito tempo que não faço beringela recheada, e é coisa que gosto bastante (mas a minha receita é um bocadinho diferente). Vou guardar a receita pra fazer mais tarde - que agora estou com o Amendoim e essas coisas nao lhe cabem na cova dum dente.
    Anyway, nhamy nhamy xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, os homens precisam de uma alimentação mais consistente! LOOOL Eu bem sei o que isso é...

      Eliminar
  5. Quando vi isto o meu pensamento foi "hummm..que aspecto delicioso" Quando vi o que era pensei "Oh nãoo" detesto beringela :( dá-me vómitos, bhaa. ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, olha eu nunca tinha provado e até gostei, mas os bocadinhos de beringela têm de ser bem pequenos, porque grandes também não gosto!

      Eliminar
  6. Todas as crianças, de ambos os sexos, deviam ser ensinadas a cozinhar. É triste um homem chegar a adulto completamente dependente em termos alimentares.
    Eu senti isso numa fase difícil, quando estive uns tempos sem quem me fizesse a comida e tive de andar a comer em casa de familiares. Na primeira oportunidade aprendi a cozinhar e hoje posso dizer que a cozinha já não me assusta.
    Não conheço muitos pratos porque nunca gostei de cozinhar por receita. Faço o que me ensinaram e o que fui aprendendo com a prática.
    Dependente é que nunca mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo, toda a gente devia aprender a cozinhar, em vez de haver áreas projectos que não servem para nada, as escolas deviam ter culinária!

      Eu dou uns toques na cozinha, mas aprendi sozinha, tentativa erro, desta vez segui uma receita, porque com beringela não sabia fazer nada!

      Eliminar
  7. então... Quando é a almoçarada???

    ResponderEliminar
  8. Hmmm...sempre discriminei a beringela, mas está com bom aspecto..se calhar tenho que dar uma oportunidade à dita. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também a achava esquisita, e eu com os legumes sou muitoooo selectiva, mas até gostei, mas os bocadinhos da beringela têm de ser bem pequenos, sente-se o sabor na mesma, e não se está a mastigar aqueles bocadões de legume aguado!

      Eliminar
  9. jà eu não tenho jeitinho nenhum :(

    ResponderEliminar
  10. deve ser delicioso (muita baba no teclado)

    ResponderEliminar
  11. O aspecto é óptimo! E o cheiro sente-se daqui...

    ResponderEliminar
  12. Uh uh uh tem bom aspecto :P



    http://agirlsdream-blog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. A beringela acalma-me. Acredita.
    Assim recheada, como de vez em quando no refeitório do meu trabalho.

    bjs.

    ResponderEliminar
  14. E eu venho visitar-te de volta e deparo-me com estas delícias! HUmmmmm :)
    Quanto a gossip girl, podes voltar a ver, porque mesmo quem segue a série (como eu) ficou espantada com o desfecho do episódio.

    ResponderEliminar

Comentários fofinhos para a Ritinha